
Não sei, mas avaliamos os fatos: junto a estes “huacos”, também estavam dispostos outros “huacos”, pertencentes às mesmas culturas, os quais, no entanto, representam com a mesma perfeição e fidelidade, momentos do cotidiano destes povos como caças, cenas familiares, religiosas e de festas etc. Esta perfeição e fidelidade na hora de representar momentos de seu cotidiano não deve ter sido estimada só para uma parte destes “huacos”, mas sim para a totalidade deles. Se as civilizações de Paracas, Nazca e Tiahuanaco tinham se dado ao trabalho de imortalizar estes homens alados, deve ser simplesmente porque estes “homens” faziam parte de sua “bagagem” histórico-cultural ou do ritmo diário de suas vidas. Necessariamente, aqueles povos sabiam de outros povos que tinham a capacidade de voar.
A isto soma-se o fato de na região existirem figuras “desenhadas” no solo que só se tornam visíveis do ar. Não é suspeito que tais figuras e tais desenhos se encontrem na mesma região – figuras de “homens-alados” e desenhos que só podem ser vistos do alto?
Como explicar a “coincidência” destas figuras de “homens-alados” representados em argila, em Nazca e seres que voam no dorso de animais pré-históricos em Ica?