17 de nov. de 2010

10 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre Ovnis

Você sabe tudo sobre ufologia? Não? Então veja as 10 Coisas Que Você Precisa Saber Sobre Ovnis



1) Objeto Voador Não-Identificado (OVNI) é a tradução da sigla em inglês UFO, Unidentified Flying Object. A expressão se refere à visão de objetos ou luzes que tenham aparência, trajetória, movimento, luminosidade e cores impossíveis de serem explicados de maneira lógica, convencional ou natural. Para ser considerado um OVNI, o fenômeno deve ser inexplicável não apenas para as testemunhas que o observaram, mas também para cientistas e técnicos especializados que tentaram analisá-lo.


2) Por volta de 1890, relatos de visões de objetos aéreos com formato de balão dirigível e equipados com luzes estranhas causaram sensação nos Estados Unidos. Os incidentes foram atribuídos depois a fraudes e boatos, mas alguns ufólogos como são chamados os pesquisadores desses fenômenos afirmam que esses são os primeiros informes confiáveis sobre OVNIs da história.


3) O tema, porém, só despertou mesmo a atenção dos cientistas e do público em geral após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Pilotos que voaram durante o conflito relataram ter visto luzes inusitadas e bolas coloridas se aproximando de seus aviões. Esses objetos foram chamados na época de Foo Fighters (algo como aviões de caça fantasmas) e chegaram a ser encarados como armas secretas nazistas. Após a guerra, essa hipótese foi descartada, pois pilotos alemães contaram ter visto os mesmos fenômenos.


4) Para muitos ufólogos, a era moderna desses estranhos acontecimentos começa no dia 24 de junho de 1947, quando o empresário e piloto americano Kenneth Arnold disse ter visto nove objetos sobrevoando o estado de Washington, nos Estados Unidos, com velocidades estimadas em torno de 2 mil km/h. Arnold comentou com repórteres que os objetos pareciam discos em vôo, dando origem à expressão disco voador.


5) Ainda em 1947, o mais famoso incidente envolvendo OVNIs aconteceu na cidade de Roswell, no estado americano do Novo México. Um agricultor informou à polícia ter encontrado destroços estranhos em seu rancho. As autoridades locais informaram o Exército, que logo emitiu um comunicado à imprensa confirmando a queda de um objeto desconhecido no local. No dia seguinte, porém, essa versão foi desmentida e as autoridades passaram a afirmar que tudo não passava de boatos. Até hoje circulam histórias sobre cadáveres de alienígenas que teriam sido encontrados perto de uma nave acidentada. Outras versões dizem que um ou mais ETs teriam sobrevivido por algum tempo e que seus corpos foram submetidos a autópsias. Apenas cinco décadas depois o governo americano divulgou um informe confirmando que houve mesmo a queda de um objeto em Roswell, mas explicou que se tratava de um teste militar com balões meteorológicos que levavam bonecos com formato humano.


6) Em 1948 a Força Aérea dos Estados Unidos lançou o Projeto Livro Azul para apurar informes sobre OVNIs. Até ele ser desativado, em 1969, foram registrados mais de 12 mil casos, sendo que 90% deles foram considerados fenômenos naturais ou que envolviam veículos construídos por seres humanos.


7) Ao longo dos anos 50 e 60, pelo menos três comissões de cientistas americanos foram criadas para analisar os registros do Livro Azul e outros relatos. Uma dessas comissões, que contava com o meteorologista James McDonald e o astrônomo J. A. Hynek, concluiu haver indícios definitivos sobre a visita de ETs ao nosso planeta. A chamada hipótese extraterrestre gerou polêmica e levou a Força Aérea Americana a patrocinar mais um estudo detalhado, sob a direção do renomado físico E. U. Condon. O relatório final desse estudo, divulgado em 1969, rejeitou totalmente a hipótese extraterrestre e apontou que não era necessária nenhuma outra investigação sobre OVNIs.


8) Pesquisas feitas nos Estados Unidos revelam que 57% dos americanos acreditam na existência de discos voadores. Até dois ex-presidentes do país, Jimmy Carter (1977-1980) e Ronald Reagan (1981-1988) chegaram a declarar terem visto discos voadores. Mesmo assim, a posição oficial do governo americano é que hoje não há nenhum serviço envolvido em investigações sobre OVNIs.


9) Os discos voadores costumam ser avistados em todo o mundo e já teriam sido observados até por astronautas. Embora ninguém saiba o motivo, alguns países registram maior número de relatos, como Estados Unidos, Argentina, Brasil, Inglaterra, França, Itália, Espanha, Bélgica e Rússia. No Brasil, o caso mais famoso aconteceu em 20 de janeiro de 1996, na cidade de Varginha (MG). Testemunhas teriam visto um objeto voador com a forma de um submarino e também surgiram histórias de que criaturas extraterrestres teriam sido recolhidas por bombeiros e militares.


10) Ufólogos chamam de contato imediato qualquer incidente no qual a testemunha tenha estado a pelo menos 100 metros de distância de um OVNI. Esses contatos, conhecidos em inglês como Close Encounters (CE) (Encontros Próximos) podem ser de três tipos. O CE-1 é uma visão simples, ainda que próxima, do objeto. No CE-2 a aparição deixa marcas físicas na testemunha, como queimaduras. Já num CE-3 ocorre contato direto com supostos extraterrestres. A abdução, quando seres humanos seriam capturados por alienígenas, é chamada às vezes de CE-4. Incidentes dos tipos 1, 2 e 3 são retratados em Contatos Imediatos do Terceiro Grau, filme dirigido por Steven Spielberg em 1977, que até hoje é um dos melhores sobre OVNIs já produzidos para o cinema.