20 de jul. de 2013

Caso Mantell

Na manhã de 7 de Janeiro de 1948, comandados pelo capitão Thomas F. Mantell, quatro aviões de combate tipo F-51D Mustang regressavam de um voo de exercício na Base Aérea de Godman, em Fort Knox (E.U.A.). Nesse momento, o controlador de rádio da torre notificou-os que um objecto não identificado tinha sido avistado no céu, entre as nuvens. Acelerando, os caças saíram em perseguição ao OVNI. Um dos caças, com menos combustível, recebeu autorização para aterrar. Os outros dois pilotos acompanharam Mantell na interceptação do objecto. Mais tarde, os pilotos relataram que viram um objecto, mas descreveram-no como tão pequeno e indistinto que não puderam identificá-lo.


Apenas um dos companheiros de Mantell, tenente Albert Clemmons, tinha uma máscara de oxigénio. Clemmons e o outro piloto, tenente Hammond, abandonaram a perseguição a 6900 metros de altitude, devido ao esgotamento do oxigénio. Mantell continuou a subir, entretanto. A torre de controle ouviu-o dizer excitado: “Estou chegando perto dele”. Depois, silêncio. Eram 15h 15m, quando Mantell transmitiu pela última vez. Uma hora depois, encontraram o seu avião despedaçado, e seu corpo decapitado. O relógio de Mantell parara às 15h 18m.
A explicação do planeta Vénus!
O Caso Mantell foi rapidamente investigado pelo Projecto Sign, o novo grupo de pesquisa da Força Aérea dos Estados Unidos que havia sido criado para estudar casos envolvendo OVNIS. Apesar da equipa do Projeto Sign nunca ter chegado a uma conclusão, outros investigadores da Força Aérea sugeriram que Mantell havia observado o planeta Vénus, e acreditando erradamente que poderia se aproximar para dar uma olhada, acabou por morreu por falta de oxigénio em altitude elevada.



Entretanto, esta conclusão foi logo descartada, porque embora Vénus estivesse na mesma posição do ovni, os astrónomos do Projecto Sign, estabeleceram que o planeta estaria quase invisível para observadores àquela hora do dia. A causa da queda de Mantell permanece oficialmente listada como indeterminada pela Força Aérea.
A explicação do balão Skyhook!
O Dr. Joseph Allen Hynek, um professor de astronomia e um consultor científico do Projecto Sign, sugeriu que Mantell tinha confundido um balão meteorológico Skyhook da Marinha americana. 



De facto, essa explicação é bem plausível: os balões eram um projecto secreto da Marinha à época, continham alumínio, e tinham cerca de 30 metros de diâmetro, o que é consistente com a descrição de Mantell de um largo objecto metálico. 


Uma vez que os balões Skyhook eram secretos naquele tempo, nem Mantell nem os outros observadores na torre de tráfego aéreo estariam aptos a identificar o OVNI como um balão Skyhook. Além do mais, pesquisas posteriores do Project Sign e cépticos, mostrariam que diversos balões Skyhook haviam sido lançados em 7 de Janeiro de 1948, em Clinton County, Ohio, aproximadamente 150 km a nordeste de Fort Knox. O céptico Philip Klass argumentou que os ventos do dia teriam soprado o balão para perto da área onde Mantell caiu.