5 de nov. de 2012

O enorme estrondo ocorrido na Rússia em 1663



A 15 de Agosto de 1663, na região de Robozero, na Rússia, os fiéis que assistiam ao serviço religioso do meio-dia foram surpreendidos por um enorme estrondo. Correndo para fora da igreja e olhando para o céu, viram, para sua enorme surpresa, uma grande bola de fogo com cerca de 45 m de largura e dois feixes flamejantes que se projetavam para a frente. Enquanto observavam o fenômeno, a bola passou sobre a igreja em direção a um lago próximo.
Quando se encontrava sobre o lago, a bola de fogo desapareceu subitamente. Contudo, uma hora mais tarde reapareceu no mesmo local e deslocou-se até cerca de 500 m do grupo antes de se desvanecer.
Um relato escrito por Ivachko Rjevskoi e incluído nos arquivos históricos, compilados em 1842 pela Comissão Arqueológica de São Petersburgo, tem por base o relato de uma das testemunhas, Levka Fedorov. O relato revelava que a bola de fogo tinha regressado mais uma vez, enchendo de pavor todos os que a viram, mantendo-se sobre a região cerca de hora e meia. Uns pescadores que estavam num barco no lago, a cerca de 1500 m de distância, foram queimados pelo fogo. A água do lago iluminou-se até ao fundo dos seus 9 m de profundidade, e os peixes fugiram para as margens.
Tentou-se explicar esta estranha ocorrência identificando-a quer com um meteoro, quer com um raio, mas os argumentos são pouco convincentes. Na realidade, ninguém sabe o que foi o fenômeno de Robozero.


Por Confidencial Info

Fonte CUB