3 de mai de 2011

Encontrada uma cidade Maia perdida graças ao GPS

Um grupo de arqueólogos descobriu, graças a um GPS, uma civilização escondida nas selvas da Guatemala por mais de 8 séculos.
De acordo com um artigo publicado na National Geographic, descobriram centenas de construções antigas que ficaram ocultas durante 8 séculos.
Estes edifícios foram descobertos em meio a uma vegetação exuberante, quase impenetrável, graças a um mapeamento tridimensional usando GPS e medições eletrônicas que produziram um mapa da pirâmide que estava por trás da vegetação.
Os arqueólogos fizeram diversas medições das elevações da área, utilizando dados de GPS que foram convertidos em um mapa detalhado tridimensional.
Situada a 35 quilômetros ao sul, Holtun, ou cabeça de pedra, era menor que as mais conhecidas grandes cidades dessa antiga civilização.
Kathryn Reese-Taylor, especialista no período pré-clássico da Universidade de Calgary, no Canadá, disse que "isso não seria New York ou Los Angeles, mas Atlanta ou Denver."
Com uma área de 1 km de comprimento, a pesquisadora estima que seria habitada por cerca de 2.000 pessoas e que surgiu nos anos 600 d.C. a 900 d.C.

Fonte: Terra Chile