27 de fev. de 2011

Você já ouviu falar de um fenômeno natural chamado de Sprite?


Foto de um Sprite 

Alguns misteriosos avistamentos de OVNIS podem estar ligados com um enigmático fenômeno natural conhecido como "sprites", que são descargas elétricas que ocorrem na alta atmosfera provocada por trovoadas.

A viagem das luzes que surgem no espaço durante as tempestades, foi relatada várias vezes ao longo da história, mas os investigadores não começaram a estudá-la até que um registro fotográfico acidental aconteceu no ano 1989.

"Os raios das trovoadas formam um campo elétrico nos céus que produz um clarão chamado de
sprite”,disse Colin Price, um geofísico da Universidade de Tel Aviv, em Israel. "Agora entendo perfeitamente que apenas um tipo específico de descarga elétrica é a origem dos sprites."

Os cientistas determinaram que o clarão aparece entre 55 a 130 quilômetros de altura, bem acima das alturas entre 15 a 20 quilômetros, onde normalmente ocorrem as trovoadas. Os 
sprites podem assumir uma forma de esferas de eletricidade que se deslocam velozmente, embora algumas filmagens feitas tenham registrado o formato de linhas ou ramificações.

A causa real, bem como a sua função dos 
sprites continua sendo misteriosa, mas Price acredita que este fenômeno natural poderia explicar alguns dos avistamentos de OVNIS ao longo dos anos. Price ainda acredita que este engano poderia servir de alento para alguns ufólogos decepcionados com as fraudes ufológicas ocorridas no passado.

Vários pilotos de aviões comerciais e militares, bem como alguns astronautas, já relataram anteriormente avistamentos de 
sprites ocorrendo ao mesmo tempo com outro fenômeno também misterioso conhecido como “blue jets”.

Price e sua equipe estão estudando os "
Sprites de Inverno", que aparecem apenas no hemisfério norte nesta estação do ano. Algumas câmeras a controle remoto foram montadas em cima de alguns telhados para detectarem tempestades que produzem sprites sobre o Mar Mediterrâneo.

Técnicas da trigonometria têm permitido aos pesquisadores a calcular as dimensões dos 
sprites.

"A luminosidade dos 
sprites estão acima de 23 quilômetros de altura, e a largura de um clarão de umsprite pode chegar a 60 quilômetros. Parece que é uma festa de aniversário enorme," disse Price.

Os 
sprites podem provocar algum efeito na camada de ozônio da Terra, mas os pesquisadores acreditam que este impacto é pequeno.