20 de jan de 2011

Vida alienígena pode ser descoberta até 2025

Imagem meramente ilustrativa.
Dentro de 17 anos a humanidade deve encontrar vida inteligente fora da Terra, de acordo com previsões do astrônomo Seth Shostak, da organização Search for Extraterrestrial Intelligence (SETI).
Os pesquisadores do SETI acreditam que é possível encontrar vida inteligente fora do planeta Terra através da detecção de ondas de rádio, e atualmente apostam no telescópio Allen, constituído de dezenas de pequenas antenas e continuamente aprimorado pelos astrônomos e por cientistas da UC Berkeley.
Segundo o site The Register, Shostak acredita que até 2025 alienígenas serão descobertos, assumindo que os pesquisadores estejam apostando na tecnologia certa para detectar tais sinais.
É claro que encontrar ou não tais sinais dentro deste período depende, também, das premissas seguidas pelo SETI estarem corretas. O instituto, que já esteve sob responsabilidade da NASA e atualmente é autônomo, se baseia na Lei de Moore, que afirma que a velocidade de processamento de computadores é dobrada a cada 18 meses, para realizar a previsão de encontro de vida ET, noticiou o site CNet.
O SETI ficou famoso depois do projeto SETI@home, lançado em 1999, e que conta com o poder de processamento de computadores de voluntários conectados à internet. O voluntário precisa instalar um protetor de tela do SETI@home e, assim, quando seu computador está ocioso, todo o poder de processamento é desviado para a organização. Milhões de computadores no mundo já participaram do esforço. A computação distribuída dessa forma permite analisar pacotes coletados por gravadores na tentativa de descobrir sinais que pudessem indicar a presença de vida inteligente no espaço.

Fonte: ETs e Ovnis