6 de dez. de 2010

Estrelas que se movem…


Uma noite estrelada! Basta olhar para um céu estrelado a noite para perceber como somos insignificantes perante esse vasto Universo. Mas toda beleza, logo tem seus mistérios. E alguma vez, algum de vocês já se deparou vendo uma estrela em movimento? Não estou me referindo a estrelas cadentes e nem meteoritos, estes geralmente passam rápidos e você só tem uns milésimos de segundo pra ver. Estou me referindo a estrelas aonde muitas vezes você as observa paradas e elas começam um movimento… ou mesmo quando você se depara com uma estrela se movendo lentamente e a mesma, algum tempo depois pára de brilhar e desaparece. Pois é, casos como esses são muito mais comuns do que vocês pensam! Mas o que são elas? É isto que vamos tentar desvendar neste post.
estrelas

1º alternativa: Satélites

Algumas pessoas que avistaram esses objetos em plena noite ou madrugada me afirmaram que acham que provavelmente são satélites no espaço. Pois para quem não sabe, não podemos vê-los a qualquer hora. Para isso irei provar com um trecho de um livro:
Trecho de “100.000 Km em Busca de OVNIS” de J.J. Benítez – página 68
(conversa com um astronômo da Estação Espacial de Madri)
[Benítez]- “Senhor Gopequi, quando que satélites artificiais tornam-se visíveis a olho nu?
[Gopequi] – É muito simples. Como sabemos, esses aparelhos não possuem luz própria. Logo, só refletem a luz solar quando penetram na penumbra da Terra. Portanto, tão somente nesses momentos podem ser visíveis a olho nu, se o observador se encontra na zona mais próxima. Naturalmente, isto também depende do tamanho e da altitude da órbita desse satélite. Se o aparelho estiver a 30.000 Km da Terra, não o vemos. Já entre 100 e 500 Km já podemos vê-lo a olho nu. Mas o que quero resumir é que os satélites artificiais podem ser vistos apenas no amanhecer e no crepúsculo.
- Só nesses momentos?
- Só. É claro, se sua passagem coincidir. Assim que o satélite sai da zona de penumbra e penetra no cone de sombra da Terra, se torna impossível vê-lo, uma vez que a luz do Sol não incide sobre sua superfície. Apenas quando se aproximar da outra zona de penumbra do planeta, ou seja, no amanhecer, poderá ser visível.
- E durante o dia? É possível vê-los?
- Não. A luz do sol “absove-os”. É o mesmo que acontece com as estrelas.
- E qual a velocidade média de um satélite? E qual o tempo para ele transcorrer o arco da abóbada celeste visível?
- Isso não pode ser respondido de forma concreta e exata, pois a velocidade varia dependendo da órbita. Agora, o tempo de trancorrer a abóbada também varia. Geralmente o tempo é de 3 a 4 minutos, mas há alguns que passam pelo zênite, logo a visão destes dura entre 20 a 30 minutos.
- E pra finalizar, qual a “forma” que os satélites artificiais apresentam quando são visíveis da Terra?
- A forma de uma estrela. Mas é fácil distinguir. As estrelas piscam, os satélites não.”
Grande Benítez. Preciso dizer mais alguma coisa?

2º alternativa: Estrelas cadentes e meteoritos

Um pouco de conhecimento pra vocês entenderem O que é uma estrela cadente:
“As estrelas cadentes são fenômenos luminosos que ocorrem na atmosfera, decorrentes do atrito e da vaporização de corpos sólidos vindos do espaço, os chamados meteoróides. Quando estes penetram na atmosfera, a velocidade de até 250 mil quilômetros por hora, se desintegram, dando origem a um rastro luminoso e ionizado, de curta ou longa duração os meteoros ou estrelas cadentes. Numa noite escura, com o céu muito limpo, pode-se observar, com alguma sorte, mais de dez estrelas cadentes por hora, às vezes acompanhadas de explosões semelhantes a um trovão abafado. Os meteoros que não se desintegram e atingem o solo recebem o nome de meteoritos.” (Fonte: Superinteressante)
Como vocês podem ver na explicação acima, as tais “estrelas que se movem” não podem ser meteoritos ou estrelas cadentes, pois estes passam rapidamente pela órbita e geralmente apenas vemos riscos de luz, como a imagem abaixo. Cometas parecem mais lentos por estarem em uma órbita mais elevada porém, é muito fácil distinguir uma estrela de um cometa.
estrela-cadente
“Isso é uma estrela cadente ok?”

04_cometa
“um cometa visto da Terra”

Conclusão: O que então sãos estas estrelas que se movem?

Sabemos que estrelas naturais se movem. Mas seu movimento é muito lento e por exemplo, em apenas 10 anos seria muito dificil perceber alguma diferença no céu. A teoria de que também são satélites, acredito que esteja quebrada, quando se trata de um avistamento em plena noite ou madrugada. Aviões? Bem, eu não conheço nenhum avião que fica parado no céu, começa a se movimentar e logo desaparece… então, que diabos são essas “estrelas” ?
Não sou louco de alegar a vocês que são Et’s. Como prometi, meus posts serão pés no chão, porém não consegui achar nenhuma explicação que provasse o que são esses objetos. Logo, eles ficam classificados como OVNIS  (Objetos Voadores Não Identificados) até que se prove ao contrário. Infelizmente não achei nenhum site discutindo o tema, e menos ainda um vídeo do Youtube. Não há explicação para estas estrelas e tão pouco vi alguém que tenha tentado…. me propuz a escrever esse post porque estes objetos são muito comuns e isso é o que é surpreendente. E muita gente os vê.
E vocês? O que acham que é? Naves espaciais ou um fenômeno natural ainda desconhecido e pouco estudado? Comentem suas opiniões e as pessoas que já viram estas tais estrelas, divulguem seus relatos também! Ajude a desvendar este mistério! Um abraço a todos!