5 de jul. de 2011

Arqueólogos descobrem novas inscrições do Egito antigo em Karnak

ESPECIALISTAS FRANCESES ENCONTRARAM UM MURO E BLOCOS DE PEDRA VALIOSOS. COMPLEXO FICA EM LUXOR, NO SUL DO PAÍS, SEGUNDO MAIOR DESTINO DOS TURISTA.
Uma missão arqueológica francesa descobriu um muro, blocos de pedra com inscrições e uma porta no templo do deus Ptah no complexo de Karnak, em Luxor, no sul do Egito.
O Ministério de Estado para as Antiguidades, do governo egípcio, informou em comunicado que especialistas encontraram uma parede de pedra que cercava o templo do deus Ptah, que os egípcios relacionavam com a criação artística, as artes e a fertilidade.
O recinto de Ptah data do período Moderno (1550-1070 a.C.) e é um dos seis templos que formam o gigantesco complexo de Karnak, em Luxor, o segundo lugar mais visitado do Egito. Ele fica atrás apenas das pirâmides de Gizé.
Entre as descobertas desta escavação se destaca uma série de blocos de pedras talhadas que fazia parte do templo de Ptah, mas que data do reinado de Tutmosis III (1490-1436 a.C.), o faraó que ordenou a construção do templo.
Durante as escavações que culminaram com a descoberta do muro, os arqueólogos encontraram também uma porta que foi construída durante o reinado do faraó Shabaka (712-698 a.C), da dinastia XXV, que ampliou e restaurou o templo quase mil anos depois que Tutmosis III tê-lo construído.
Os arqueólogos determinaram que a porta dava acesso a um quarto onde se conservavam joias, e nos muros desta sala pode ser vista uma imagem que ainda conserva as cores originais e mostra o faraó apresentando o sinal da justiça ao deus Amon Rá.
A missão francesa planeja restaurar as peças encontradas e está preparando a abertura deste templo ao público.
O complexo de Karnak, junto com as ruínas do templo de Luxor e a necrópole de Tebas foram declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1979.
Fonte: G1