2 de jun. de 2011

Paleontólogos descobrem menor e mais jovem tiranossauro

Pesquisadores que trabalhavam no deserto de Gobi, na Mongólia, descobriram o esqueleto quase completo de um dinossauro da ordem dos tiranossauros que tinha menos de três anos quando morreu. Ele é o menor e mais jovem da espécie a ser localizado. O animal, chamado Tarbosaurus bataar, é o parente mais próximo do Tyrannosaurus rex.
Em vida, ele deve ter pesado menos de 32 quilos, frente às seis toneladas de um T. bataar adulto, segundo estudo publicado em "The Journal of Vertebrate Palentology".
Os pesquisadores conseguiram determinar a idade pelo exame microscópico de um dos ossos da perna, que revelaram pausas periódicas no crescimento --como os anéis num tronco de árvore.
Museu de Ciências Naturais Hayashibaras via The New York Times
Tiranossauro _Tarbosaurus bataar_, parente próximo do _Tyrannosaurus rex_, devia ter menos de 32 kg em vida
Tiranossauro Tarbosaurus bataar, parente próximo do Tyrannosaurus rex, devia ter menos de 32 kg em vida
Dinossauros adultos da ordem dos tiranossauros possuem ossos do crânio extremamente fortes, especialmente os da mandíbula, capazes de aplicar forças muito intensas de torção e flexão.
Nos mais jovens, porém, os ossos do crânio são mais delicados, os dentes, mais finos, e a mandíbula, muito mais fraca. Isso sugere que o T. bataar jovem tinha mais chances de capturar sua presa usando a surpresa e a velocidade, em vez da força devastadora usada por seus pais.
Em outras palavras, o T. bataar alterava sua dieta conforme crescia, diferente de outros dinossauros predatórios.
"Esta é uma das imagens mais claras que temos desses dinossauros", afirmou o professor de paleontologia da Universidade de Ohio e principal autor do estudo, Lawrence M. Witmer. "Ela nos dá a melhor visão das mudanças de estilos de vida desses animais enquanto eles cresciam.
fonte: Folha