16 de jan. de 2011

Aspectos Históricos

A Ufologia surgiu em 24 de junho de 1947, a partir do avistamento de Kenneth Arnold, que avistou nove objetos em forma de pires voando em formação próximo ao Mount Rainier, no Estado de Washington (EUA). A imprensa da época denominou os objetos de flying saucers (pires voadores). No Brasil, ficou mesmo com o nome de discos voadores. Entretanto desde antes do surgimento oficial da Ufologia fatos ufológicos tem sido registrado das mais diversas formas ao longo da história da humanidade.

No passado, filósofos já cogitavam a hipótese de vida em outros planetas no Universo. Metrodurus, filósofo grego que viveu no século IV antes de Cristo dizia: "acreditar que a Terra é o único mundo populado em todo o espaço infinito é o mesmo que afirmar que em um campo onde foram espalhadas sementes apenas uma germinará". Nesta época (séc. IV a.C.) já ocorriam aparições de estranhos objetos, que eram associadas a manifestações divinas ou diabólicas.



Na Idade Média, ocorreu um aumento nas aparições destes objetos, sendo que a maior parte deles foi transformado evidentemente em eventos religiosos. Um exemplo disto é o caso ocorrido em Nuremberg, Alemanha, no dia 14 de abril de 1571, quando foram observados vários objetos discóides e esferas voando pelo céu da região. Outro exemplo é o "Prodígio de Leipzig", ocorrido em Leipzig, Alemanha, que a Igreja Católica também transformou em evento religioso. Em pinturas da época que retratam o episódio, podemos ver charutos e esferas voando pelo céu. Além deste caso existem vários outros registros da época que mostram eventos muito semelhantes aos eventos ufológicos atuais. Em 1614, o padre católico Giordano Bruno afirmava que a Terra era redonda e que existiam outros mundos habitados espalhados pelo universo. A Igreja, em sua ignorância na época e incomodada pelas afirmações de Giordano Bruno, o declarou herege queimando-o na fogueira da Inquisição.

No século XIX, o fenômeno se intensificou, sendo registrado de diversas formas. Jornais de época relataram grandes aparições. Já no final do século, um agricultor observou atônito, um objeto em forma de charuto içar um animal de sua propriedade. No início do século XX, as especulações sobre vida extraterrestre aumentaram.

O Fenômeno OVNI voltou a ser notícia durante a Segunda Grande Guerra Mundial, quando pilotos aviadores de vários países observaram estranhos objetos seguindo e manobrando próximo a seus aviões, muitas vezes durante combates aéreos. Após o surgimento da Ufologia, em 1947, milhares de casos foram registrados. São casos que variam de simples observações à distância até casos complexos de abdução de vários membros de uma mesma família, em ocasiões e situações diferentes. Apesar de ter mais de 50 anos, a Ufologia ainda não conseguiu responder as maiores dúvidas a respeito do Fenômeno:

> Quem são?

> O que querem?

> De onde se originam?

Respostas para estas perguntas e para tantas outras que desafiam a mente dos estudiosos pode estar na história terrestre. Resta-nos então a missão de estudá-lo.

Fonte: Fenomenum